quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Vitória de Guimarães

Eu nasci em Guimarães, numa quinta feira fria no velho hospital de Azurém. Com 4 anos fui viver uma temporada para a Póvoa e aos 9 fiquei lá de vez. Fiz o ciclo e o liceu na Póvoa e até ir estudar para o Porto, considerava-me poveira de gema. Por volta dos 20 anos comecei a ir com mais regularidade a Guimarães. O meu pai sempre viveu lá, mais tarde a minha mãe e os meus irmãos também. No início odiava a cidade, achava que eram todos uns pacóvios, excessivamente materialistas e muito preocupados com aquilo que os outros vestiam ou conduziam. Aos poucos fui aprendendo a gostar do Berço da nação. Fiz alguns bons amigos que me ensinaram a gostar da cidade, a gostar de passar tempo nela. Hoje em dia acho que Guimarães é uma cidade lindíssima, onde se pode comer muito bem e essencialmente onde há muita qualidade de vida. Mas eu não conhecia o Vitória... Sempre soube do fanatismo que rodeava a equipa de futebol, mas até ir ao primeiro jogo, há alguns meses atrás, desconhecia de todo o quantos os vimaranenses vibram com a equipa. E apesar de ser benfiquista aos poucos fui me convertendo, porque este bairrismo é absolutamente de louvar. Hoje em dia o Vitória não é uma equipa pequena, mas já o foi... E o amor continuava o mesmo... Não falo de alguns exageros porque em todos os amores incondionais há sempre alguém com atitudes excessivas... E apesar de muitas críticas a este fanatismo acho que é preciso ver para entender do que se trata. Em baixo um vídeo feito no jogo de segunda feira onde o Vitória empatou com o arqui-rival Sporting de Braga. O filme retrata o espírito vivido uns minutos antes do jogo e apesar do estádio não estar cheio, acho que a emoção sente-se no ar.
Saudações vitorianas a partir de Bristol!


4 comentários:

Vitoria1922 disse...

É bom saber que aos poucos la vamos conquistando novos adeptos ;D
O que se sente a cada jogo não tem palavras, só mesmo quem esta la presente sabe o quanto é bom aquilo :)
Vitoria sempre !!!

www.vitoria1922.com

Malheiro disse...

Pois é, os vimaranenses são assim, acabam sempre por reencontrar pessoas, o club e principalmente a sua cidade.
Olá Raquel!

Anónimo disse...

OBRIGADO RAQUEL!!!

Anónimo disse...

Google do Vitória de Guimarães

http://www.footgoogle.com/vitoria_de_guimaraes/