terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Stranger than Fiction


Stanger than fiction é mais um da longa lista de filmes que foi injustiçado pela tradução ao titulo em português. Tal como aconteceu com Miss Litle Sunshine que com o titulo Uma familia à beira dum ataque de nervos, foi identificado como uma pura comédia estupida, Stranger than Fiction com Contado Ninguém Acredita, não fica propriamente a ganhar.

Stranger than Fiction é uma comédia sem duvida. Não daquela que arranca gargalhadas da plateia mas simples esgares de sorrisos com os diálogos inteligentes e bem estruturados. Deixa de lado os gags de situação e aposta num humor que nem qualquer pessoa gostaria. Aliás... Este não é o tipo de filme que vá coleccionar muitos admiradores em Portugal. É um filme sobre Literatura e sobre argumentismo e tem momentos de metalinguagem absolutamente deliciosos. Mas acima de tudo é uma lição de vida sobre o valor que cada coisa deve ocupar na nossa existência e quantos minutos devemos, ou não, dedicar a cada etapa.

Excelente argumento de Zack Helm a fazer lembrar um Charlie Kaufman mais leve e engraçado.
Bons actores. Um surpreendente Will Ferrell num papel que não cabe propriamente no seu género de comédia e os sempre bem Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal (A Secretária) e Dustin Hoffman.
Marc Forster (Finding Neverland, Monster's Ball) a manter o nivel e as expectativas altas e a mostrar que um realizador não tem de fazer filmes todos iguais para se firmar no mercado cinematográfico.

Nota 15

Sem comentários: