quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Os melhores contos do oriente VII


O sol começava a despontar e uma pomba entrou inadvertidamente num templo. Todas as paredes do templo estavam cobertas de espelhos e no centro do santuário, estava uma oferenda: uma bela rosa que se refletia nos espelhos criando milhares de imagens de si própria. A pomba, tomando os reflexos da rosa como a rosa verdadeira começou a lançar-se contra um e outro espelho, chocando violentamente contra estes até que o seu pequeno corpo sucumbiu. Morta, a pomba tombou sobre a rosa. 

Moral da história: Em qualquer ser humano encontra-se o real e o adquirido: o essencial e o aparente. A busca do bem-estar exterior deve ser associada e complementada com a busca do bem-estar interior. Se uma pessoa puser toda sua energia ao serviço da aparência, da imagem e da personalidade, consumirá a sua vida cativa dos refelexos, e de costas viradas para a sua natureza real, ou essência. É preciso aprender a distinguir entre o acessório e o substancial mediante o discernimento correcto, e ir recuperando esse "eu verdadeiro", diferente do "eu social". A rosa do conhecimento desponta dentro de nós mesmos.

Hoje pela primeira vez decidi transcrever em absoluto estas pequenas conclusões que o livro nos dá após o conto. Como sabem selecciono uma página aleatoriamente, mas hoje decidi ir à página 18, pois hoje dia 18, foi o dia em que me auto-propus fazer um detox de redes sociais durante algum tempo (o texto sobre isso está aqui no TWB). A página 18 trazia o primeiro conto deste livro e nem quis acreditar quando vi o conteúdo. É exactamente isto que pretendo com este detox: chegar ao meu eu verdadeiro, diferente do meu eu social. Viver uma vida mais real e essencial e menos de aparência e ego. Os espelhos, quase os compararia à caverna de Platão e às sombras. As redes sociais de alguma forma, fazem-nos viver num mundo de refelexos, muitas vezes pouco fieis ao que se passa cá fora. É no mundo inteligível de Platão que eu quero estar, não no sensível, não no das sombras, reflexos e aparências. Espero conseguir obtê-lo um bocadinho melhor depois de estes dias de entrega à rosa do conhecimento, apenas tenho de descobrir como fazê-lo o melhor possível...



Leiam todos os contos aqui!

Sem comentários: